Minha experiência com o Edmodo



Durante o curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas conheci muitos recursos tecnológicos voltados para a educação. Alguns recursos eu já conhecia mas não sabia como utilizar todas as possibilidades, como o Google drive, o qual desconhecia a possibilidade de comentários e marcações nos textos, e o Google maps, que eu usava somente para visualizar rotas e endereços e não sabia sobre a possibilidade de personalizar mapas, colocando “pins” nos locais de meu interesse (até pensei em uma atividade a ser aplicada com meus alunos no 3º bimestre, que comentei em outro post Localização no google maps).
Também tive contato com novas plataformas como o Kahoot, o Edmodo, o Evernote, o Symbaloo, etc. Muitos desses recursos ainda estou “conhecendo”, aprendendo as possibilidades de uso, as ferramentas, as aplicações possíveis, etc.
Entre esses novos recursos gostaria de compartilhar minha experiência com o Edmodo, uma plataforma muito parecida com o Facebook voltada para a educação. Nessa plataforma é possível criar uma sala com os alunos, onde podemos postar textos, links, imagens, vídeos, etc., propor atividades como testes e tarefas, acompanhar o progresso dos alunos e dialogar com eles através dos comentários e mensagens.


Para aplicar esse recurso com meus alunos decidi começar com uma turma menor e testar como seria, comecei a utilizar com os alunos que ficaram de recuperação no 1º bimestre e criei uma sala de reforço. Expliquei aos alunos sobre o recurso e as possibilidades que ele oferece e criamos uma conta para cada um. O início da aula foi dedicado a conhecer o recurso, acessar as ferramentas, editar o perfil, fazer comentários, etc.
Aliado a esse recurso também adotei a metodologia da aula invertida, onde os alunos estão recebendo os materiais para estudo prévio, no edmodo,  e durante os momentos de plantão pedagógico aproveitamos para esclarecer dúvidas, revolver questões, discutir possibilidades, etc.  


A utilização desse recurso está sendo muito benéfica ao processo de aprendizagem, pois os alunos conseguem acessar em qualquer lugar, ampliando as possibilidades de estudo, além disso, eles gostaram muito. Ainda estou aprendendo a usar as ferramentas disponíveis, mas até agora estou satisfeita com a plataforma.
Para quem se interessar segue o link do site e um vídeo explicativo sobre a plataforma edmodo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da metodologia ativa na educação

Ensino Híbrido - Blended Learning

Como planejar uma aula inovadora usando a Taxonomia de Bloom