Como planejar uma aula inovadora usando a Taxonomia de Bloom


Para o planejamento de uma aula inovadora é preciso romper com a abordagem tradicional de ensino no qual o aluno recebe o conteúdo pronto, devendo somente memoriza-lo e aplica-lo em questões hipotéticas que não levam em consideração a vida e o contexto ao qual o aluno está inserido. Essa abordagem de ensino condiciona o aluno a uma posição passiva em seu processo de ensino, impedindo o desenvolvimento de competências imprescindíveis no século XXI, como autonomia, empreendedorismo, criatividade, curiosidade, trabalho em equipe, colaboração, etc.

Nas últimas décadas surgiram inúmeras discussões de como a escola deveria trabalhar e quais seriam as melhores metodologias de ensino, sendo assim, surgiram diversas estratégias de ensino, todas apoiando o uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem.

Para a idealização de uma aula inovadora, que desenvolva as competências e habilidades necessárias na atualidade, é preciso pensar no trabalho com as metodologias ativas e com o uso das tecnologias digitais. Incorporar o uso das tecnologias digitais oferece uma gama enorme de possibilidades e recursos para serem trabalhados em sala de aula, e até mesmo, fora dela, ampliando o ambiente de aprendizagem para além dos muros da escola, tornando o processo de ensino mais dinâmico e interessante.

O ponto de partida para o planejamento de uma aula inovadora deve ser a definição dos objetivos da aprendizagem. Sendo assim, é necessário definir o que esperamos que o aluno seja capaz de aprender ao final da aula/projeto. Os objetivos da aprendizagem devem nortear todo o trabalho do professor, ajudando a definir as estratégias que serão adotadas, as atividades realizadas, os recursos utilizados, etc.

Além de nortear o desenvolvimento do projeto, os objetivos da aprendizagem também devem ser utilizados para definir as estratégias de avaliação, compondo parâmetros para a análise do desenvolvimento e progresso do aluno.

Um dos instrumentos que auxiliam o professor no planejamento e na definição dos objetivos de aprendizagem é a Taxonomia de Bloom, que classifica os objetivos da aprendizagem referentes ao domínio cognitivo, ou seja, ao desenvolvimento intelectual, em seis categorias: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação.

Fonte da imagem: https://claritybr.files.wordpress.com/2015/11/taxonomia_bloom.jpg

Cada um dos níveis dos objetivos da aprendizagem de Bloom expressam o desenvolvimento de habilidades e competências específicas tais como:

Conhecimento: capacidade de reproduzir ou recordar de uma informação/conteúdo.
Compreensão: diz respeito a capacidade de usar uma informação inicial e interpreta-la, compreende-la e representar de outra forma, como por exemplo usar dados de gráficos, tabelas e figuras e retirar as informações em outas linguagens.
Aplicação: se refere a capacidade de transportar uma informação genérica para uma situação nova e específica, tornando a aprendizagem útil para a solução de problemas.
Análise: capacidade de saber separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles.
Síntese: se refere a criação de algo novo a partir da reunião de elementos que aprendeu, compondo algo novo, individual.
Avaliação: Se refere a capacidade de emitir um julgamento sobre uma situação e apreciar, avaliar ou criticar com base em padrões e critérios específicos.

Embora Bloom classifique os objetivos da aprendizagem cognitiva em níveis, não é necessário que acontecem em uma ordem pré-estabelecida, começando pelo conhecimento e acabando na avaliação. A ordem em que esses objetivos serão trabalhados pode variar de acordo com a necessidade e o desenvolvimento da proposta pedagógica.

Com a introdução cada vez maior da tecnologia no ensino, em 2000 houve uma revisão dos objetivos da taxonomia de Bloom, que passa a abordar também as novas oportunidades de ensino e aprendizagem ofertados pelo uso das mídias digitais.


Fonte da imagem: http://eadfa4.blogspot.com.br/2014/10/taxonomia-digital-de-bloom.html

Para compreender melhor a Taxonomia de Bloom, segue um vídeo que explica os objetivos da aprendizagem segundo Bloom.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da metodologia ativa na educação

Ensino Híbrido - Blended Learning