A importância da metodologia ativa na educação




Durante muitos anos a escola adotou um sistema de ensino tradicional, onde o professor era detentor de todo o conhecimento e passava seu conhecimento aos alunos através de aulas expositivas, e os alunos organizados em fileiras, somente absorvendo os conteúdos passados pelo professor, como uma esponja. Nesse cenário o professor se destacava, sendo o protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

Contudo, nos últimos anos, com o advento das tecnologias, a sociedade evoluiu, exigindo pessoas mais engajadas, criativas, colaborativas, empreendedoras, etc. Sendo assim, a escola também precisou evoluir.

Muitos estudiosos já discutiram a necessidade de mudanças no sistema de ensino, como por exemplo, aprendizagem pela experiência, de John Dewey, a aprendizagem significativa de David Ausubel e a aprendizagem pela autonomia de Paulo Freire, com metodologias diferenciadas, centradas alunos, que buscam o desenvolvimento de habilidades e competências significativas.

O psiquiatra americano William Glasser desenvolveu uma teoria que explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe. Ele defende a utilização de uma metodologia ativa em detrimento de uma metodologia passiva.



Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo.


“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)




As metodologias ativas consistem na adoção de estratégias de ensino baseadas em um maior envolvimento dos alunos, onde esses deixam de ser meros receptores de informações e passam a ser protagonistas no seu processo de aprendizagem.

Aprender ativamente exige do aluno habilidades e competências essenciais no século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, empreendedorismo, etc. Através da prática o aluno amplia o conhecimento e vê significado no aprendizado.

O ensino híbrido também é um recurso muito interessante na educação, pois consiste em maior flexibilização de estratégias, lugares, tempos e mecanismos diferentes, para uma aprendizagem mais efetiva.

Nesse contexto as tecnologias digitais se destacam por proporcionarem recursos com diversas possibilidades, como fontes de pesquisas, jogos, compartilhamento e divulgação de informações, etc.

Entre as possibilidades de aplicação de metodologias ativas temos: Aprendizagem baseada em problemas (PBL, em inglês ou ABProb); Aprendizagem baseada em projetos; Rotação por estações de aprendizagem; Sala de aula invertida; Gameficação, etc.





Para entender mais sobre as metodologias ativas segue os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q







Comentários

  1. Com certeza a reflexão e discussão entre professor e aluno e de fundamental importância na aprendizagem.

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