Como desenhar projetos de aprendizagem e de vida com uso de tecnologias digitais?



Ao longo do estudo do Tema 3 – Elaboração, nos deparamos com a questão mobilizadora: Como desenhar projetos de aprendizagem e de vida com o uso de tecnologias digitais?, que nós fez refletir sobre o desenvolvimento de projetos inovadores com a utilização dos recursos digitais.

Com a leitura dos textos propostos e dos comentários e discussões no fórum refletimos sobre a importância do projeto de vida para uma aprendizagem mais significativa e inovadora. A definição de um projeto de vida exige que pensemos sobre nossos sonhos, nossas metas, o caminho que percorremos, os resultados alcançados, enfim, fazem com que enxerguemos nossa prática não como eventos soltos, e sim como parte de um processo que compõem nosso desenvolvimento, nossa história. E assim também é na educação, precisamos despertar nos alunos a reflexão sobre seus projetos de vida, sobre seus desejos, sonhos e metas, ajuda-los a construir seus caminhos rumo a seus objetivos, traçando estratégias e métodos para alcançar suas metas. Sendo assim, o processo de aprendizagem dos alunos deixa de ser algo restrito ao ambiente escolar e passa a ser parte da história desse aluno, parte significativa em sua jornada de vida, que faça sentido e os tornem mais críticos sobre suas ações e escolhas.

A partir desse contexto as tecnologias digitais propiciam uma interação maior dos alunos com a aprendizagem, pois promovem uma maior difusão do conhecimento, maior possibilidade de compartilhamento e de comunicação, ampliando consideravelmente o espaço de ensino e aprendizagem.  Com os novos recursos digitais os alunos têm a possibilidade de se tornarem mais críticos, de criarem, experimentarem diversos recursos e ferramentas, conhecer e compartilhar experiências, enfim, de viverem mais intensamente sua aprendizagem.

Sendo assim, a escola deixa de ser um local onde somente é transferido conhecimento e conteúdos curriculares e passa a ser um local de aprendizagem significativa, com maior envolvimento dos alunos, experimentação, criação, diálogo, reflexão, iniciativa e empreendedorismos, tornando a aprendizagem real, viva. Um projeto pedagógico inovador passa a ser imprescindível, e o papel do professor passa a ser de extrema importância para nortear os alunos, mediando e ajudando-os a alcançar seus objetivos e a desenvolver suas habilidades e competências.

Entre as leituras propostas no curso eu gostei bastante do artigo que trazia a experiência da escola norte-americana de Stanfort, que passou a incorporar em seu currículo o curso “Designing Your Life” voltado para a análise do projeto de vida de seus estudantes e que se tornou o curso mais popular da escola.


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