Avaliação do Projeto Inovador


No tema 3 do curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas uma das atividades era a partir da análise da nossa prática docente elaborar um projeto inovador, incorporando as metodologias ativas e a utilização das tecnologias digitais.
Desde que comecei esse curso já venho estudando maneiras de inovar e incorporar as tecnologias digitais em meu trabalho com os alunos, sendo assim, como análise de projeto inovador optei pelo projeto que estou desenvolvendo com alunos do 8º e 9º ano, que trabalha sobre os Direitos Humanos e a atuação da Organização das Nações Unidas – ONU.



No tema 4 do curso, foi proposto, a partir das leituras sugeridas, desenvolver um sistema de avaliação para esse projeto inovador. Como já estou desenvolvendo esse projeto com meus alunos atualmente, o processo de avaliação também seguirá algumas estruturas pré-estabelecidas pela instituição de ensino que leciono, sendo assim o sistema de avaliação dos alunos é composto por uma série de critérios, sendo eles: Avaliação Conceitual; Avaliação Processual; Avaliação Atitudinal; Auto avalição e Avaliação de Grupo. O peso para cada avaliação é composto pelo seguinte esquema:



Avaliação Conceitual

A avaliação conceitual será composta pelo rendimento do aluno através de um questionário avaliando os conhecimentos adquiridos no final do projeto, que será aplicado através da plataforma socrative.
Consideramos rendimento superior a 60% como satisfatório.


Avaliação Processual

A avaliação processual será realizada através da análise de seu portfólio, ou seja, através do conjunto de todas as atividades realizadas pelo aluno ao longo do projeto. A partir dos textos propostos no curso sobre a avaliação por rubricas, e também da importância do esclarecimento dos critérios avaliados para alunos, eu elaborei uma rubrica que expõem os critérios a serem avaliados, que no caso, se referem as atividades desenvolvidas ao longo do projeto.


Avaliação Atitudinal

A avaliação atitudinal é realizada através da análise da participação e do envolvimento nas atividades. Essa avaliação está ligada ao desenvolvimento socioemocional e a capacidade do aluno de se relacionar e trabalhar com outros alunos. Os critérios dessa avaliação foram estabelecidos pela instituição e todos os professores e alunos se baseiam neles para análise da avaliação atitudinal.
Os critérios avaliados na escola são:

Cada uma das competências recebem 2 pontos cada, totalizando 10 pontos.

Autoavaliação e Avaliação de grupo

Essas avaliações são realizadas pelos próprios alunos, onde através da autoavaliação o aluno faz uma análise referente ao seu trabalho e seu desempenho no bimestre e também realiza uma avaliação entre pares, no qual ele avalia e é avaliado pelos seus colegas de grupo (avaliação de grupo). Essas avaliações seguem os mesmos critérios da avaliação atitudinal: Abertura a novas experiências; Consciência; Extroversão; Cooperatividade e Estabilidade Emocional.


Esses são os critérios utilizados para a avaliação do meu projeto inovador.

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