Avaliação de projetos de aprendizagem com tecnologias digitais


O tema 4 do curso tecnologias Digitais e Metodologias Ativas iniciou com a questão mobilizadora: Como vou avaliar os projetos de aprendizagem com tecnologias digitais? e a partir das leituras sugeridas e discussões no fórum fomos levados a refletir sobre nossa prática avaliativa.
Como vimos no tema 3, os projetos pedagógicos devem se iniciar pelo planejamento, esse que deve deixar claro os objetivos da aprendizagem, ou seja, o que queremos desenvolver no aluno ao final do projeto. Nesse planejamento devemos pensar também no sistema avaliativo, que deve ser claro para as partes envolvidas e abranger todas as etapas e estágios da aprendizagem e, para isso, é necessário considerar alguns elementos como o número de alunos, o tempo disponível, os recursos utilizados, etc.
O processo de avaliação deve ser encarado como um verificador da evolução da aprendizagem, sendo um importante medidor para analisar a prática adotada, a compreensão dos alunos, a necessidade de alteração no projeto, as maiores fragilidades, etc., sendo assim, a avaliação deve ser encarada como uma importante ferramenta no processo de aprendizagem, e não somente como uma prova aplicada para saber os conteúdos aprendidos pelos alunos.
A avaliação desempenha três funções básica: como diagnóstica, ou seja, capaz de identificar os conhecimentos prévios dos alunos; formativa, que identifica a evolução da aprendizagem atingida pelo aluno; e somativa, que expõe todos os resultados alcançados pelo aluno.
Atualmente existem muitas plataformas que auxiliam o professor no processo de avaliação, com testes rápidos, simulados, enquetes, etc., Além dessas plataformas também podem ser utilizado fóruns, chats, aplicativos de compartilhamento, mapas conceituais, planilhas de acompanhamento, etc., todas elas fornecendo um rico material ao professor, facilitando o processo de aprendizagem.

Diferentes formas de avaliar utilizando tecnologias digitais

Avaliação por Rubricas
A avaliação por rubrica é um importante recurso no processo de aprendizagem, pois torna a avaliação menos subjetiva, deixando claro os critérios que serão observados, facilitando a compreensão da avaliação tanto para o professor como para os alunos. Para a elaboração de uma avaliação por rubrica é importante manter o foco nos objetivos da aprendizagem.
Nas sugestões o curso apresentou um vídeo que achei muito interessante: Professora Luciana Santos explica como é a avaliação por rubricas em: https://www.youtube.com/watch?v=OE5LQnSjpNI


Avaliação por Fórum e Chats
As avaliações por fóruns e chats podem ajudar o professor a observar a colaboração e o envolvimento dos alunos, assim como, sua participação nas discussões propostas. Com esse recurso, é possível envolver os alunos, com discussões auxiliadas por alunos tutores, que desempenharão papel de mediadores, observando e ponderando o que os demais colegas estão discutindo. Essa avaliação pode ser usada para que os alunos avaliem seus colegas, avaliação entre pares, ou façam uma autoavaliação de seu trabalho.

Avaliação por e-portfólio ou PLE – Ambiente Pessoal de Aprendizagem
A utilização de e-portfólios ou PLE – Ambiente Pessoal de Aprendizagem, são ferramentas muito úteis para a avaliação do processo de aprendizagem, pois permitem acompanhar a evolução do aluno ao longo do tempo, através da coletânea de atividades, pesquisas, resultados, criações, etc. podendo ser visitada posteriormente a qualquer momento, facilitando a análise do progresso do aluno.
Nesse contexto os blogs podem ser usados como e-portfólios, e consistem em uma ferramenta de fácil acesso, onde os alunos podem ser criadores e consumidores, podendo ser aplicada em diferentes possibilidades: para divulgação de pensamentos e ideias, vídeos, textos, análises de casos, infográficos, etc.

Avaliação por Vídeo ou Podcasts
Com o desenvolvimento da tecnologia e a popularização dos aparelhos celulares a criação de vídeos e podcasts está cada vez mais frequente. Esses recursos também podem ser utilizados como critérios de avaliação, já que com esses recursos é possível mostrar a produção de um aluno, contar uma história, reproduzir uma situação, divulgar ideias, montar esquetes, etc. Pode-se criar algo novo ou compor algo a partir de imagens disponíveis na rede e criar uma narrativa digital.
Existem muitos programas e aplicativos que auxiliam na construção de um vídeo ou de um podcast, dentre eles temos: Movie Maker, Educreations, Vimeo, YouTube, Slideshape, etc. Um recurso interessante que descobri a partir das leituras sugeridas no curso foi o Book Creator, que permite aos professores e alunos criarem livros que podem ser compartilhados. Nesse aplicativo é possível digitar textos, desenhar, gravar áudio, etc., confesso que ainda não sei ao certo como utilizar, mas pretendo aprender e utiliza-lo com meus alunos.

Avaliação por redes sociais
Devido a popularidade das redes sociais e a presença cada vez mais constante na vida dos alunos, é possível que seja incorporada ao processo de aprendizagem e ser utilizada como critério de avaliação. As redes sociais como o Facebook oferecem uma gama abrangente de possibilidades de uso, como mostra o quadro a seguir:


Também existem aplicativos e plataformas muito similares às redes sociais voltadas para a educação, como por exemplo a plataforma Edmodo, no qual é possível criar uma sala com seus alunos e lá tanto o professor como os alunos podem postar, compartilhar, comentar, tirar dúvidas, etc. Falei um pouco da minha experiência com a plataforma no post Minha experiência com o Edmodo
Nas sugestões de leitura do curso, li um artigo que achei muito interessante sobre o uso da rede social Facebook para Educadores. Linda Fogg Phillips, Derek Baird, M.A., & BJ Fogg, Ph.D. Disponível em:
https://educotraducoes.files.wordpress.com/2012/05/facebook-para-educadores.pdf

Aplicativos para avaliação online (testes e questionários)
Atualmente existem muitos aplicativos e plataformas que auxiliam os professores na aplicação de testes e questionários, entre eles temos o Socrative, o Hotpotatoes e o EDpuzzle. Eu particularmente só conheço o socrative, e gosto muito da plataforma, mas pretendo conhecer as outras citadas e futuramente postarei minha experiência com essas plataformas.

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