Competência Tecnológico-Digital



As leituras propostas no módulo 2 do curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, nós fazem refletir sobre a importância da utilização da tecnologia digital na aprendizagem.
No atual contexto que nos inserimos é inegável a importância da tecnologia e dos recursos digitais em todas as esferas da vida, seja no meio pessoal, profissional, afetivo, financeiro, etc., e na educação não é diferente, além da competência didático-pedagógica, o professor também deve desenvolver a competência tecnológico-digital.
Segundo um modelo desenvolvido em 2006 e 2009 por Punya Mishra e Matthew J. Koehler, da Universidade Estadual de Michigan, conhecido como TPACK (sigla para: “Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo“ / Technological Pedagogy Content Knowledge), no qual é enfatizado na influência do conhecimento tecnológico para o desenvolvimento da aprendizagem. Esse conceito pode ser exemplificado na imagem a seguir: 



Segundo esses autores a formação de professores requer uma mistura de conhecimentos: pedagógico, tecnológico e de conteúdo específico.
Segundo o Eucalab, o desenvolvimento da competência digital docente compreende cinco áreas de habilidades: Informação, Comunicação, Criação de conteúdo, Segurança e Resolução de problemas, como sintetiza o infográfico de Tamara Orozco:


A competência tecnológica-digital, é algo que nós, educadores do século 21, precisamos adquirir, e isso só é possível através da experimentação e da prática, que deve ser aprimorada para uma aprendizagem significativa e, aliada a uma metodologia ativa, que reforce a autonomia e a criatividade dos estudantes.
Ao longo do tema 2, foram sugeridas várias plataformas e recursos tecnológicos que podem ser usados na educação, conforme eu for experimentando colocarei mais informações a respeitos dos recursos utilizados.

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