Nativo Digital e Imigrante Digital



Ao iniciar as leituras propostas no Tema 1 - Aproximação, me deparei com as expressões "nativo digital" e "imigrante digital".
Descobri que o conceito de Nativos Digitais foi difundido através do famoso artigo "Digital Natives, Digital Immigrants", do escritor e designer de videojogos norte-americano Marc Prensky, em 2001.
Através de seu artigo Marc Prensky descreve muito bem o conflito vivenciado diariamente nas escolas, onde temos de um lado professores e educadores acostumados a um sistema de ensino tradicional, lamentando porque seus alunos não aprendem e se dedicam tão bem quanto eles, enquanto alunos, aprenderam e se dedicaram as suas tarefas, provas, etc., e, do outro lado temos os alunos, que por sua vez, reclamam das aulas "chatas" e tediosas que enfrentam diariamente.
Segundo Prensky os alunos não são os mesmos de antes, eles mudaram, pertencem a outra geração nascida na tecnologia, e portanto, não aprenderão como as gerações anteriores, pois possuem necessidades e realidades diferentes, e enquanto os educadores não enxergarem isso, dificilmente os problemas na educação e os conflitos entre professores e alunos acabarão. Os professores atuais precisam se adaptar a nova realidade e as reais necessidades educacionais dos alunos do século XXI, adotando metodologias ativas, focadas na agilidade, criatividade, inovação, autonomia, solução de problemas, etc., habilidades essas essenciais na sociedade atual.
Uma questão importante levantada no primeiro texto do Tema 1 (Mobilizar) é:

“Como” podemos usar a tecnologia que está disponível para melhorar o que fazemos, ao invés de “por que” devemos usá-la para melhorar o que fazemos.

Para maior reflexão, segue o link do artigo traduzido de Marc Prensky - Nativos Digitais, Imigrantes Digitais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da metodologia ativa na educação

Ensino Híbrido - Blended Learning

Como planejar uma aula inovadora usando a Taxonomia de Bloom