Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Muitas estratégias de ensino baseadas em metodologias ativas vem sendo discutidas e aplicadas cada vez mais na educação atual, entre eles temos a Aprendizagem baseada em problemas (ABP/ ABProb), ou Problem Based Learning (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos.

A Aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960, como uma estratégia inovadora de ensino, no qual os estudantes trabalham para solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Esse tipo de estratégia defende um ensino integrado, envolvendo diversas áreas, organizado em competências, problemas e níveis de complexidade crescentes, onde os alunos deverão debater, discutir, refletir sobre as possibilidades de soluções individualmente e em grupo. A ABP reduz a distância entre a teoria e a prática, tornando a aprendizado mais significativo.

A Aprendizagem baseada em problemas tem sido aplicada em diversas áreas do conhecimento, como na engenharia, computação, administração, arquitetura, etc.

Abaixo seguem alguns vídeos que explicam melhor sobre o método ABP e também como adotar essa estratégia no ensino.






A Aprendizagem Baseada em Projetos, assim como a Aprendizagem baseada em problemas (ABP), é uma estratégia de metodologia ativa, na qual os alunos constroem o conhecimento a partir da investigação de um problema ou desafio, o que os leva a tomarem decisões, agirem sozinhos e em equipes, trabalhando com questões interdisciplinares.

A aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer inseparáveis. Essa metodologia trabalha com a exploração do contexto, a comunicação entre pares, a criação a partir do conhecimento e o pensamento crítico. 

Esse método tem início com uma investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou desafio. A partir dessa questão inicial, os alunos se envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto final, esse que pode ser uma ideia, uma teoria, uma campanha, um objeto concreto, etc. Através desse produto final o aluno aplica o que aprendeu ao longo do desenvolvimento do projeto, desenvolvendo habilidades e competências de forma significativa. A avaliação é realizada de acordo com o desempenho do aluno durante e na entrega dos projetos.

Com a utilização desse método, o professor tem papel de mediar o processo de aprendizagem, expondo o mínimo de conteúdo possível, para favorecer o protagonismo do aluno, esse que passa a buscar o conhecimento necessário para atingir seus objetivos. Sendo assim, pode ser que diferentes grupos cheguem a resultados diferentes, o que poderá ser discutido mostrando que há diversas maneiras para solucionar um determinado assunto.

O trabalho com projeto pode começar de maneira mais simples, dentro de uma disciplina, ou até mesmo de forma mais integrada, envolvendo várias disciplinas.

Diferentemente dos métodos de ensino tradicionais, que se baseiam em uma sequencia didática separada por matérias, nos projetos de aprendizagens os alunos podem trabalham com assuntos de forma interdisciplinar de acordo com a necessidade.


Atividades para o bom desenvolvimento de um projeto

  • Atividades para motivação e contextualização (os alunos precisam querer fazer o projeto, se envolver emocionalmente, achar que dão conta do recado se se esforçarem, etc.) 

  • Atividades de brainstorm (o espaço para a criatividade, para dar ideias, ouvir os outros, escolher o que e como vão produzir saber argumentar, convencer...)

  • Atividades de organização (divisão de tarefas, responsabilidades, escolha de recursos que serão utilizados na produção e nos registros, elaboração de planejamento, etc.)

  • Atividades de registro e reflexão (auto avaliação, avaliação dos colegas, reflexão sobre qualidade dos produtos e processos, identificação de necessidade de mudanças de rota)

  • Atividades de melhoria de ideias (pesquisa, ideias de outros grupos, incorporação de boas ideias e práticas)

  • Atividades de produção (aplicação do que estão aprendendo para gerar os produtos)

  • Atividades de apresentação e/ ou publicação do que foi gerado (com celebração e avaliação final)











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da metodologia ativa na educação

Ensino Híbrido - Blended Learning

Como planejar uma aula inovadora usando a Taxonomia de Bloom